A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Entrevista com Inês Faria



 
Inês Faria, jovem actriz portuguesa, formada em engenharia, defensora dos direitos dos animais e de causas sociais, vem ao MIL contar a sua experiência.

MIL – Inês, o que a fez dedicar-se à carreira como actriz e deixar a engenharia?

IF – Durante todo o meu curso senti que precisava encontrar algo pelo qual fosse verdadeiramente apaixonada. A representação sempre fez parte da minha vida, um dia fez-se um click e após um primeiro curso de teatro nunca mais olhei para trás. Acabei o meu curso como engenheira e decidi levar uma carreira profissional como actriz, seguir o sonho.

MIL – Teve também formação no estrangeiro, como foi essa experiência?

IF – Penso que em qualquer profissão, o saber não ocupa lugar. Fiz vários cursos de representação em Portugal mas continuava ávida de sabedoria e de experiênciar novos desafios. Após uma pesquisa intensiva decidi estudar em Los Angeles, nos EUA, e rumei à aventura. Passei momentos extraordinários de aprendizagem, poder estudar na “Meca” do cinema e televisão deu-me uma maior bagagem, para além de me abrir os olhos a outras realidades, outras formas de trabalhar e horizontes. Fiz amizades que ainda hoje conservo e memórias que nunca esquecerei. Este ano, regressei novamente a Los Angeles, onde para além de mais formação, investi no meu processo de visto de artista para que possa regressar novamente, mas já em situação legal, para participar em castings e trabalhar como actriz.

MIL – Em Portugal, para além de trabalhar como actriz, também apresentou o FESTin 2014, festival de cinema em Língua Portuguesa, tendo estado ao lado da grande actriz brasileira Regina Duarte. Conte-nos um pouco desse momento.

IF – Estava ainda  em Los Angeles a tratar da burocracia para o visto, quando recebo o convite para ser a apresentadora do Festival de cinema FESTin, o que me deixou muito feliz e honrada. Apresentei vários dias de festival, incluindo a cerimónia de encerramento e entrega de prémios, mas um dos momentos altos, foi sem dúvida quando, durante o emocionado tributo ao falecido actor José Wilker, partilhei o palco com a actriz Regina Duarte. É uma actriz fantástica, a qual segui desde criança nas novelas brasileiras que passavam na nossa televisão, foi uma verdadeira honra e um prazer ver que uma actriz com tanto sucesso e uma carreira tão longa se mantém tão simples e simpática.

MIL – A Inês tem dupla nacionalidade visto o seu pai ter nascido no Brasil. Pensa em poder representar no Brasil?

IF – É um dos sonhos que tenho. Os meus avós viveram 15 anos no Brasil e o meu pai nasceu lá, apesar de ter regressado para Portugal ainda criança. Esse meu lado da família sempre teve uma grande paixão pelo Brasil e a minha mãe é outra apaixonada, por isso eu e a minha irmã crescemos com um carinho especial pela nossa outra nacionalidade e sua cultura. Para além disso, o Brasil tem produções cinematográficas, televisivas e teatrais de alta qualidade, seria um sonho poder vir a trabalhar numa delas!

MIL – Para além da sua paixão pela representação, sabemos que as suas paixões não ficam por aqui e que se dedica a outras causas.

IF – A minha família sempre me ensinou a respeitar os outros, quem quer que fossem e isso incluía tanto humanos como animais. Sempre cresci em contacto com a natureza, os meus pais levavam-nos a passar férias no campo onde tínhamos contacto mais directo com a terra e todos os seus seres, mas só passados anos me apercebi dos horrores de que os humanos são capazes. Tornei-me vegetariana, passei a ter cuidado com os produtos que compro, certificando-me que são produzidos sem crueldade e a lutar pelos direitos dos animais. Faço também parte de um grupo que cuida e resgata animais abandonados, com fim de arranjar novas famílias que os amem para sempre e é uma felicidade seguir o seu percurso após a adopção. Em casa tenho o prazer de ter na família 4 “filhotes” felinos que são os gatos mais adorados e mimados do mundo! Como todas as pessoas preocupadas com o que as rodeia, não cinjo a minha vontade de ajudar e de alterar mentalidades apenas com a causa animal, luto pelo direito à igualdade, liberdade de expressão, direitos humanos, pela justiça e sustentabilidade ambiental do planeta. Neste fim-de-semana passado participei, juntamente com outras caras conhecidas do público português, na Corrida da Mulher cujo objectivo era sensibilizar para o rastreio do cancro da mama.

MIL – Espera vir a representar uma personagem com ideais como os seus?

IF – Espero um dia vir a poder viver personagens que transmitam mensagens fortes ou histórias verídicas e que levem o espectador a pensar e actuar de uma forma mais humana e mais consciente. Poder tocar nos outros através do meu trabalho, conseguir abrir mentes e passar mensagens importantes é um dos meus grandes desejos!

MIL – Em termos de projectos já conta com produções televisivas e publicitárias nacionais e algumas curtas-metragens filmadas nos EUA, para o futuro o que a aguarda?

IF – Fui uma das actrizes portuguesas seleccionadas para fazer parte do elenco de um filme estrangeiro, Streaming, que tem estreia prevista para o final de 2015 e tenho alguns projectos em mente em Portugal. Se tudo correr bem o meu visto será aprovado em breve e vou apostar em castings e projectos nos EUA.

Inês desejamos-lhe boa sorte na sua carreira e no seu processo de visto e agradecemos a entrevista. Para seguir a carreira da actriz visite: www.inesfaria.com